A cada dia tenho aprendido mais pelos caminhos da maternidade. Um rumo dourado pelo qual tenho seguido, que encheu minha vida de poesia, força e muita alegria.
Através dele me renovo diariamente nas descobertas e nas emoções; sinto me mais feliz, trilhando um caminho rico, onde colho a todo instante, nessa viagem, aquilo que me completa.
E como a trilha é mesmo de ensinamentos, me surpreendi hoje, viajando para trás, relembrando algumas fases dessa minha maternidade.
Inspirada pelo Grupo Cria, o qual já falei
aqui, fiz uma parada na estação... amamentação. Lembrei-me do processo, da delícia, da magia e de algumas dificuldades pelas quais passei.
Amamentei cada um dos meus filhos durante sete meses. Foi muito importante para mim e para eles.
Acho imprescindível registrar aqui, o quanto cresci e passei a entender sobre algumas coisas e situações da vida, por ter que amamentar. É isso, amamentar meus filhos foi essencial para eles, e foi edificante para mim.
Aprendi (ao menos um tiquinho, sei que nessa minha andança ainda falta muuuito), sobre minha própria natureza, sobre paciência e sobre generosidade.
Com certeza já falei sobre isso no blog, porém não sob esse prisma.
Amamentar foi mágico. Tanto foi que se passasse por esse processo hoje, sei que faria melhor, pelo simples fato de que cada ciclo que se fecha em nossas vidas, seja ele bom ou ruim, deixa lições, cabe a nós enxergá-las, semeá-las e torná-las árvores frondosas.
Confesso, ainda com certo temor, que não entendia direito esse nosso processo de amadurecimento. Lamentava quando não podia fazer as coisas dentro do meu ideial de pleno ou perfeito, não compreendia que era necessário passar por, para aprender; eu queria fazer perfeito, especialmente pelos meus filhos. Tudo o tempo todo. Porém, tive que aprender a esperar (meu leite vir), me acalmar (pro leite não empedrar), estar bem pra que esse leite e consequentemente a saúde da minha cria, ficassem em equilíbrio.
Devo ressaltar ainda, que a participação do Sandro foi fundamental.
Acho que caminhei mesmo dentro e fora do processo de aleitamento, colhi alguns frutos e melhorei em muitos aspectos. Sou mais consciente em relação à tudo o que isso envolve e à tudo que viver e viver inspirada pelos filhos, envolve. Entendi que se hoje estamos, amanhã, com muito esforço, poderemos ser.
Preferí introduzir minha postagem, falando um pouco sobre minha relação com a vida e com as coisas, pra dizer que hoje, encontro-me, graças também à essa fase, num ponto muito mais alto da montanha, nessa escalada de aprendizado pela qual todos passamos.
Sei também que, na época (2004/2006), amamentando meus filhotes, nossa troca foi plena, falo isso sem mais lamentar ou desejar ter feito maaaaaaais (porque as pessoas nos pressionam tanto e de tal forma, que sermpre achamos que poderíamos fazer melhor.... não come isso, não faz aquilo, não vai voltar pro trabalho???). Sei que doei à eles um alimento importante para seu desenvolvimento, com carinho e com amor, apesar de ter passado por muitas pressões.
Dentro do que passei, sinto que todo o contexto maternidade envolve muito. São cobranças infinitas, inclusiva de nós, para nós mesmas, mas sinto também, que como tudo o que forra esse universo lindo, devemos selar nosso espaço pra nos defendermos e aos nossos pequenos dessas pressões, sejam elas da espécie que forem.
E vocês mamães blogueiras, o que podem contar dessa experiência tão bonita?
Fica aqui o convite pra mais essa troca, pra mais essa manifestação!
Bjs
Mãenifesto
Manifestamos pelo direito de amamentar a cria, sem ser pressionada por profissionais da saúde mal formados ou parentes bem intencionados, a substituir por mamadeira, o alimento que só o seu peito pode dar.
Assine!!!