segunda-feira, agosto 13

Sobre heróis e (verdadeiros) poderes


Amo Batman. E o comissário Gordon... e Gotham. A grande maioria também. Aliás, quando o assunto são os heróis, super poderes e outros milagres, todos gostam; até as crianças. Gosto de quase todos e mais ainda, das estórias sobre suas construções e contextos. Dos fundos políticos ou familiares/sentimentais.
Para mim, tudo o que envolve conflito e heroísmo, e complexidades... é admirável de alguma forma.
Em Homem-Aranha, por exemplo, a paixão de Peter Parker por M.J., mais o carinho e extremo cuidado com sua Tia May, somados  a seus vários questionamentos - pra lá de profundos - ajudam a construir um herói marcante e extremamente cativante. Adoro.
Já em Gotham, não há como não gostar, ou no mínimo, dedicar alguns pensamentos a um herói que não conta com super poderes em suas lutas diárias. Sim, lança mão de muita tecnologia, dinheiro e intelecto - reforçados por seu forte desejo de justiça após a morte dos pais - e certamente isso é que o torna... a cara de um super protetor real.  Potente, grandioso, humano...
Depois da saga completa, de ver os três filmes, pensei  sobre honra, ética e outras virtudes levantadas em alguns diálogos durante as diversas fases do Batman. Sobre dúvidas e medos de um herói muitas vezes obscuro para a própria Gotham... e mais outras tantas questões como integridade, caráter, e até que ponto somos capazes de sustentar o que defendemos, quando o orgulho ou o medo são tocados.
Salvo algumas raríssimas exceções, não é comum ver um bilionário dedicar esforços,  fortuna e outros recursos à filantropia, à ordem e à justiça.
Não é comum ver as pessoas reverterem suas frustrações, perdas e raiva, em aprendizado e realizações concretas. Especialmente que befeficiem outras,  ajudando-as a acreditar (novamente) e acima de tudo,  reconhecer e valorizar seus verdadeiros dons e potencial.
 Isso é o que me cativa no homem-morcego.  Um herói palpável, falho e altamente moderno.
Que precisa de descanso vez ou outra. Assim como nós. Mas segue acreditando. Sem mágica e sem poderes especiais.

Queridos, possivelmente, este seja o último post, este ano, no blog.
Os super poderes por aqui estão precisando de recarga e de tempo por conta da rotina.
A fase também é de mudanças, a meu ver, sempre necessárias.
Com certeza o blog volta, contando tudo o que gosto de dividir com vocês e, sim, um pouquinho dos planos e destas mudanças!

Já saudade!



7 comentários:

Rosi disse...

Amiga,
jura que você acha o Batman tudo isso? ;/
Eu não gosto dele acho que a maior motivação dele é o sentimento de vingança, sem falar no fato que ele não tem super poderes. Gostei do seu ponto de vista, apesar de não concordar muito. hehehe

Boa sorte aí para você na sua luta diária como super mãe/esposa/dona de cas. ;-)

bjos

Vaneza S. disse...

Eu sempre gostei do Batman especialmente pelo fato de ele não ter um super poder... apesar de que um puta intelecto é sim um super poder.

BeijoZZz e sorte nesse novo caminho que está trilhando.

Mi Satake disse...

Ro e Van!

Fiz um comment gigantesco e perdi nessa p#$@a de blogger....

Mas eu amo o Batman!

Ro, é justamente o fato dele nao ter super poderes q me emociona!
Fico pensando se ele pode, eu tb posso kkkkkkk e melhor: Td isso pq ele é homem... nós mulheres podemaos mais ainda rsrsrsr!

Poeta Mauro Rocha disse...

Ola!
Sou suspeito de falar do Batman,srrsrsr, meu herói mesmo.
Ele foi motivado por vingança, mas ele luta por justiça e lembre-se ele não mata, se fosse só vingança com certeza não faria tanto sucesso.

Vá e trilhe seu caminho, pois quando voltar trará muitas novidades e a vida é assim, sem super poderes mas com determinação.

Um abraço!!

Ioly disse...

Oi Mi,

Vim te convidar para a promoção que estou fazendo lá no blog.
Se puder, ficarei feliz com sua participação.

http://verdadesdemae.blogspot.com.br/2012/11/promocao-sorteio-caderno-de-mensagens.html

bju

Anônimo disse...

It's hard to come by educated people for this topic, however, you sound like you know what you're talking about!

Thanks

Feel free to visit my web blog las vegas bail bondsman

Tatiana disse...

Oi Mi querida....aiii...que pena que voce esta dando um tempo...olha a egoista aqui falando que ficou 1 ano e meio fora!!! Mas volteeeei...volta tambem!!!
To tentando voltar...aos poucos, sem pressao...hoje estou nas visitas...fiz um post sobre um encontro com uma blogueira ontem e me animei!!!
Tomara que voce ainda entre por aqui e leia o meu comentario...vooooolta Mi!!!
Bjks!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...