sexta-feira, fevereiro 11

UPCYCLING - PARA OS CRIATIVOS DE PLANTÃO


Quando o assunto é sustentabilidade, é possível ajudarmos o planeta dando uma mãozinha aqui, outra acolá. Sempre. 
Lançando mão da criatividade, (estou engatinhando no assunto) muitas ideias podem se transformar em soluções concretas. Materiais descartados no dia a dia e que teriam o lixo como destino certo (talheres antigos, cd´s e embalagens, por exemplo), podem ser reutilizados, ganhando ou dando uma nova estampa a um objeto  ou ambiente.
O Upcycling, esse reaproveitamento de materiais velhos ou obsoletos sem o uso de processos que necessitam  de energia, é hoje uma das invenções mais conscientes em termos de aproveitamento de lixo. É o chamado lado bom da reciclagem, já que tem como premissa o  real valor daquelas peças que não queremos ou não precisamos mais. Elas podem  se transformar em algo novo, sem ter que, necessariamente, morrer, ou trazer o desperdício de outras matérias-primas, como as que são empregadas nos processos de reciclagem convencionais. O nosso planeta agradece. Menos gasto de energia, menos poluição.
Em muitos países, algumas marcas fazem uso de postos de coleta para restos de tecido, que depois são encaminhados a designers e estilistas, recebendo uma nova cara, um novo uso. Aqui no Brasil algumas marcas já o fazem também.
De carona neste novo conceito, especialistas no assunto e antenados criativos reorganizam espaços de trabalho e de lazer.
E tudo pode ser muito simples.
Uma pet pode assumir um novo papel: Um baldinho de areia com  pazinha. Basta cortá-la ao meio, o fundo é o novo balde e um outro recorte, mesmo que improvisado, poderá construir a pá. Fita adesiva colorida finaliza e enfeita.
O Upcycling pode ser aplicado a tudo que não queremos mais, e estes ítens nas mãos certas, ganham mesmo uma nova forma.
Confesso que tenho  muito a aprender e a aplicar quando o assunto é sustentabilidade, consumo consciente, mas fico fascinada com artistas capazes de transformar lixo em brinquedos novos, em esculturas radiantes e coloridas, dando alma nova ao que não tinha mais vida.
Aqui, neste post da Letícia (o blog dela é super fofo. Altas dicas e também um pouco dos trabalhos manuais que ela faz. Beijo Le), há exemplos de reuso dos mais diferentes materiais, tanto para reorganizar como para redecorar.
Mais imagens de upcycling:

 Sofá, de corpo novo, forrado com restos de tecido.












Luminárias e Abajour feitos de garrafas de
vidro.








Todas as imagens: Google

Beijo a todos!
Excelente fim de semana!

17 comentários:

chica disse...

Importante isso e essas idéias são lindas!bejos ,ótimo fds,chica

Roberta Mello disse...

Excelente post Mi, quanto mais idéias forem divulgadas nesse sentido, melhor!!!

Querida, desculpe nem ter comentado direito no seu post de calcinhas, mas tive um problema com meu sogro e fiquei meio lelé rsss, beijocasssss

AC disse...

Mi,
Eis um tema que está cada vez mais na ordem do dia.
Como sempre, os assuntos são aqui tratados com um charme delicioso.

Beijo :)

Unknown disse...

Mi...vamos reciclar amiga, economizamos dinheiro e ajudamos o planeta, não é perfeito?!
É claro que ñ me importo Mi a Casa tbém é sua amiga... pelo contrário fico feliz...
Quanto ao post Casa no Campo sinceramente amiga to muito afim de sair de SP,vamos morar no campo? Já pensou que maravilha... tá sentindo o cheiro de mato... kkkkk bjim fica com Deus!!!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Fiquei encantada com as luminárias e o sofá! Belos. Trabalho importante viu! bjs

Mamma Mini disse...

Mi querida, que saudades! Que máximo isso, acho que esta idéia de reutilizar e criar é simplesmente maravilhosa, temos tanta matéria prima incrível né? E vc é super antenada, criativa e tem um olho clínico para o belo, adoro, estou louca para ver fotos do orquidário... aqui ainda não fiz nada, mas acabamos percebendo que temos mais coisas para fazer e aí o que vou fazer é mais pra frente chamar minha arquiteta para fazer uma parte da casa e aí ela em parceiria com uma paisagista tcham tcham tcham tcham fazem a tal da varanda que tira meu sono! porque talvez eu tire a porta da sala que dá pra varanda e aí imendaríamos uma coisa na outra, teria que nivelar piso e tal, e para isso preciso da arquiteta para falar o que é viável e o que é nóia da minha cabeça... mas em um café a gente pode falar direitinho né? esta semana estarei louca mas na outra estarei mais sussas, vamos vamos? atualizar o papo? um beijo bem grande!

Chris Ferreira disse...

Oi Mi,
muito legal essas ideias. É importante reciclarmos cada vez mais. E dá para fazer coisas super fashions.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Amanda Luna disse...

Que lindos esses trabalhos nas fotos hein? queria muit aprender fazer essas coisas, mas não levo o menor jeito para trabalhos assim!!!
beijão e, lá no blog tá rolando sorteio, passsa lá para particpar!!
www.sermulhereomaximo.com.br

Anga Mazle disse...

Adoro as criações com reciclagem. Além da boa causa, tem o fato de nos proporcionar belos produtos que, em geral, são mais baratos que os convencionais.

Parabéns pelo blog, Michelle. Ótimas a diversidade e a qualidade dos temas.

Beijos

Ioly disse...

Muito legal o post.
No próximo aniversário da Mi vou utilizar caixinhas de suco, panetone, achocolatado como parte da decoração.
E estou bolando uma pequena estante com as caixas de fraldas que tenho amontoado, para desespero do meu marido... rs
bjk

Unknown disse...

Mi,
A união faz a força.
Sustentabilidade, a comunhão se dando aos ensejos mais concretos de fazer a diferença.
Lindo o teu despojar dos teus opensamentos em busca de soluções.
É preciso salvar o nosso planeta, nossas vidas se abrindo para as mudanças que estão ocorrendo a cada dia dentro e as voltas de nós.
É preciso mudar. O futuro nos espera e a hora é esta.

Maravilha minha querida.
Lutemos!

Bjs

Livinha

Shuzy disse...

Que bonitas ideias! Às vezes acho que faço tão pouco, por isso tô sempre procurando um novo jeito de reutilizar as coisas. Nesse semestre da faculdade meu caderno é toodiinho de papel reciclado. Adoreii*

c r i s disse...

Super correto!! Boas idéias são sempre bemvindas, não é?? Auqele sofá eu levaria prá₢asa sem pensar! Bjokas!!

Renata Fagundes disse...

Tudo realmente lindo Mi

muito criativo...adorei

beeeeeeeijo

ian.press comunicação disse...

Adorei. Tudo muito bonito. E muito melhor quando podemos reaproveitar, reutilizar e criar coisas bonitas. Sou super a favor...
Tô sempre por aqui, mesmo que em silêncio, viu?
beijo-beijo!

Ana disse...

Miii! td bom,querida?? estava c saudades..voltei hj a blogar,apos umas "tormentas pessoais",rsrrs..adorei teu post! adoro td que envolva esse assunto... a vida é assim, então pq n colocamos um pouco disso no nosso dia a dia?? adorei a luminaria de garrafas!!
um super beijo, e uma otima semana !!!
;-)

Amanda Luna disse...

Passei p/ te deixar um beijinho!!!
beijão florzinha
www.sermulhereomaximo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...