sexta-feira, maio 27

E NA HORA DE GUARDAR OS BRINQUEDOS...


Guerra a vista!

Em casa quando chega o momento pós-diversão, tudo se complica. São caras feias, muita manha e até lágrimas.
Nestas horas não sei se mantenho a psicologia ou se apelo para as frases de efeito:
- Ou organizam tudo, ou vão para o castigo!
- Tudo no lugar ou não tem passeio no fim de semana...
Já ouvi que não devemos elogiá-los ou prometer uma coisa em troca de outra, porém também já discutimos - aqui mesmo entre mães blogueiras - , a diferença entre o real e o perfeito ou imaginado. 
Alguns momentos na vida de mãe (e são muitos), exigem  mesmo que respiremos, contemos até o quanto for possível e somente depois voltemos à situação de estresse.
No caso dos brinquedos, especificamente, percebo que se tenho "frases feitas", a cria não fica atrás. E na hora de guardar ouço desde ...Mamãe tô cansada, até Ah, com isso eu não brinquei... 

(Há uns dias numa roda de pais, rimos ao concordarmos que em certas ocasiões a vontade e de não deixá-los brincar (estes pecadinhos maternos têm perdão?), quando imaginamos a catança de pecinhas, carrinhos e etc, que vem logo em seguida.)

 Mas brincadeiras e risadas à parte, a questão da arrumação não é apenas chatice de mãe. Sabemos que por aqui passam o senso de organização e responsabilidade, mais tantas outras coisas essenciais para as bases das crianças.
Brincar (como a Chris Ferreira fala de maneira tão especial no Inventando com a Mamãe. Bjo Chris). 
Também estamos mais que cientes de que além de gostoso, é direito dos pequenininhos e deve fazer parte da infância. Por outro lado, sem regras e disciplina nada funciona. Ouvia isso do meu pai e hoje costumamos rir destes episódios quando estamos todos juntos (ele, eu a Sofia e o Theo).

E depois de muitas crises, passei a tentar incentivar meus filhos deixando mais evidente que, arrumar tudo também pode ser bem legal; que ao procurar um brinquedo ou livrinho de leitura, eles estarão lá naquele lugarzinho, sempre esperando por eles. Não estariam mais perdidos ou quebrados.
Na maior parte das vezes participo da arrumação (tento escapar, sim... mas ainda não dá) e sinto ambos mais animados. Vamos colocando cada coisa em seu lugar e a ideia de que aquilo também pode ser divertido, fica mais real. Depois de tudo ajeitadinho, eles ficam cheios de orgulho do próprio feito (rs). 

Estou aprendendo... a entender e a ensiná-los. Com firmeza, respeito e carinho. Como tudo na minha vida de mãe.

37 comentários:

Roberta Mello disse...

Mi, até hoje é uma briga e normalmente acaba em lágrimas a arrumaçao rss, mas tem que aprender que é uma responsabilidade da qual eles nao tem como escapar!! Lembro de minha irma e eu, cantarmos a música do Enio e Beto, da Vila Sésamo, enquanto arrumávamos o quarto e num segundo tava tudo pronto!! Sempre associei a arrumar com a música e ficou algo divertido!! Beijocasss e ainda to melhorando, menina essa gripe é punk!!!

chica disse...

Só mudam de endereço...Mas arruma é importante.Não abrio mão disso aqui! beijos,lindo fds,chica

Mi Satake disse...

Bom Dia, Bom Dia!!!

Ale, vc disse td, arrumar pra vida. Aprender desde cedo, não é?

E pra isso temos q procurar o jeito mais didático e mais divertido pra eles, cmo disse a Ro. Muito legal!

E Chica, vc já é avó, né? Sabe muuuuuito bem a guerra na hora de guardar rs...
Excelente dia a todos!

She disse...

Hahahahahahaha Mi, AMEI o seu post, a forma que vc abordou e principalmente a forma que vc resolve... Achei lindo vc dizer que sempre que eles quiserem brincar ou ler, o brinquedo e o livrinho se forem guardados direitinho estarão lá esperando por eles,sem estarem quebrados ou perdidos, achei poético...rsrs
Beijo, beijooooo!
She

Unknown disse...

Olá Mi,

AMEI seu post de hoje, pois estou passando por isso aqui em casa. Estou ensinando meu filho a guardar seus brinquedos quando terminar de brincar. Todo dia é muita luta aqui, pois ele não que de jeito nenhum guardá-los, mas eu não desisto! Pois ensinar as crianças a serem organizadas desde cedo é FUNDAMENTAL para um bom desenvolvimento social.

Beijão para você, fique em paz!!!

Mi Satake disse...

Mi/She, eu corto um dobrado, como dizia minha avó pra ensinar essas coisas pra eles. Dureza né rsrsrs?

É cada uma q ouço nestas horas...

Um mega bjo pra vcs e um bom finde!

c r i s disse...

Ah que fofo, Mi! Em casa a maior é tranquila, super ordeira, mas o pequeno é um furacão, até hoje não descobri como é que ele consegue bagunçar tantos lugares ao mesmo tempo...ele bem que podia usar essa habilidade para a arrumação...Kkkkk! Bjo querida e bom findi!

Cae Fernandes disse...

Oi Mi! Você parece ser uma mãe muito especial...adoro seus textos!
Vim agradecer o elogio lá no blog...fico tão feliz qdo vc aparece!! rsrsr
Bom fim de semana!
Bjooos

Mamãe do Matheus disse...

Menina vendo vc falar parece aqui em casa.Isso que só tem um para bagunçar...e mesmo assim na hora de juntar os brinquedos é aquele xororô.
O Matheus tá cansado,não brincou com tudo aquilo...ou ele diz que vai brincar com aqueles brinquedos só para não guardar.
Dessa vez deixei para ver até onde a coisa ia chegar.O quarto dele ficou bagunçado assim sem vc ter onde pisar direito uma semana.
Daí ontem quando o papai veio almoçar eu só disse assim para ele:
-Amor dá uma olhadinha como está o quarto do Matheus.Daí ele olhou e já chamou o pequeno e disse que se ele não guardasse tudo quando ele chegasse do trabalho ia pegar os brinquedos que ele tinha ganho e ia confiscar para dar para outro menino.
Daí logo depois que o papai saiu,vem o pequeno na cozinha me chamar para ajudá-lo a guardar os brinquedos que o pai falou com ele.
Num toque ele me ajudou a juntar os brinquedos e o quarto ficou arrumadinho.Só assim mesmo para ele ajudar.Porque fora isso é sempre uma novela mexicana a hora de guardar os brinquedos...rs*
Um lindo final de semana para vc e para a sua familia.
Um grande beijo,
Danny e Matheus

Tatiana disse...

Ai...Mi, educar da um trabalho,ne...rs???
Mas tem que ser, se nao, no futuro a conta vem em dobro!!!!
E Deus que me livre...rs!!!
Beijocas!!

Ioly disse...

Eles brincam, aprendem e nós com eles.
Ter sempre argumento e persuasão para convencê-los a fazer a coisa certa (que na maioria das vezez eles não querem) requer muita paciência e firmeza de espírito.
A Mi faz manha para tomar banho, escovar os dentes, pentear, lavar o cabelo... aff
bju

Aleatoriamente disse...

Olá Mi,
Sei como é, meu irmãozinho também faz dessas rsss.

Mas quando estou em casa, o ajudo a arrumar da seguinte maneira.
Ponho o primeiro brinquedo no baú, depois imito o brinquedo pedidndo que o outro não lhe deixe ali dentro sozinho, porque é mais alegre os "irmãozinhos" juntos.

Então rápido o baú enche e eu agradecendo cada entrada,no baú como se fosse os brinquedos rsrs

"Obrigada Geliel por nos deixar todos juntos".
Ele fica todo feliz, e tudo fica arrumado.rsrsrs

Amei teu texto
Beijinho.

Fernanda

Betty Gaeta disse...

OI Mi,
Venho de uma família de desorganizados. Minha mãe não conseguiu passar a ideia de organização para mim, e por minha vez não consegui passar para minha filha, mas adoraria ser mais organizada. É um sofrimento localizar as coisas qdo ela não tê lugares próprios para estar. Vc está para lá de certa em insistir neste ponto.
Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Ana disse...

Oiii Mi! Ah,aqui em casa é igual..bagunçar todo mundo quer,mas na hora de mandar arrumar..ahhh começa a confusão,gritos,choro..uma vez ele apelou: disse que as mãos estavam doendo,pode??kkkkkkkkk
Faço como vc, digo que se n fosse por isso ele n teria mais nada p brincar...as vezes dá certo,outras..vai na base do : "ou guarda ou eu jogo fora"mesmo..rsrsrs..
beijos e um otimo fim de semana!estava com saudades!!
;-)

Ana disse...

vc consegue vizualizar meu comentario,Mi?? é que comentei em varios blogs e mt gente devido a esse problema do blogger n esta lendo meus coments!!
;-(

Flávia Shiroma disse...

Oi Miiii!!!!
Tudo bem linda??!!!
Eu também já estava com saudade daqui e obrigada pelo seu puxão de orelha! rs... Já estava mais do que na hora de voltar aqui, afinal amo o seu cantinho.

Quer saber? Bagunçar é uma delícia, mas arrumar tudo depois.... hum... que saco! rs

Digo isso porque sou parecida com as crianças neste aspecto, mas como no meu caso não é com brinquedos e sim com roupas e acessórios, acho que mesmo assim temos muita coisa em comum.

Por exemplo, quando tenho que decidir com que roupa sair, experimento alguns modelitos e deixo tudo jogado na esperança de arrumar depois que voltar do evento.

Que nada!! Chego cansada e deixo tudo pra depois. É a hora chata! kkk

Tá vendo como a gente acaba carregando algumas coisinhas da infância??!!! rsrsrs

Mas você está certíssima.
Ensinar aos filhos que a etapa de guardar também pode ser legal achei o máximo!!!

Beijos querida!!!!

Marcia disse...

Oi Mi, mais de duas semanas doentinha, ninguém merece! Estou juntando os cacos...

Menina, esse assunto é ASSUNTO !!! Já tentei de tudo aqui em casa, do mais poetico ao mais firme, mas o pequeno é resistente... Relaxei e agora a 'bagunça' deve apenas concentrar-se no quarto , afinal é o espacinho dele e por incrivel que pareça, ele é muito organizado na bagunça rsrsrs.

Beijos

Marcia
http://www.luzcameradiversao.com

Danielle Martins disse...

Mi
estou tentando ensinar isso a minha filha até hoje... só que ela já tem 18 aninhos... acho que não deu muito certo!
Bjs!

Mika disse...

Mi,

Eu entendo as crianças tão ruim arruma, mas faz parte e muito bom vc ensinar isso a eles. Quem sabe se vc explicar que isso faz parte e que ajudar a "mamãe" tb é necessário isso ajude um pouco.. hehe

Boa sorte querida. Acho lindo esse seu amor pelos seus filhos e pela luta constante de melhor ensiná-los.

Beijos.

ogatoquepesca.com

Isadora disse...

Oi Mi não é fácil, né? Também quando imagino todos os brinquedos fora do lugar e depois tudo para arrumar dá até desânimo, mas por aqui graçcas a Deus já está claro que tirou no lugar tem que colocar de volta. E vamos sem problema, mas é claro que a minha ajuda é sempre desejada para que a ordem se refaça rapidamente, mas não ligo de ajudar.
Depois se puder me manda o seu e-mail para isadoranardy@gmail.com. Estou deixando o blog aberto para apenas alguns amigos. Eu não estava dando conta e acho que assim será melhor.
Um grande beijo e bom domingo

ONG ALERTA disse...

Calma tudo se aprende, beijo Lisette.

tressebien disse...

hahaha
Essa hora é sempre complicada, ná amiga?!
Adoro seus posts, é legal ver como você curti seu filhotes!
bjos para vocês!

Amanda Luna disse...

Acho que na hora da bagunça toda criança é igual!!1kkk els bricnam até não poder mais e, depois de cansados querem masi é descansar, não guardar tudo de volta...rss achei ótima sua ideia de incentivar e tornar a arrumação algo divertido, pois assim eles vão acabar se acostumando e fazendo sozinhos!!
beijuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Mi Satake disse...

Ah, tudibom falar sobre isso com vcs.
São mães, irmãs, madrinhas, tias...

Em casa brigo muito com os dois pra tentar esinar o principal. REsponsabilidade. Dificílimo e a avó deles agrava o quadro rsrs..

Mas mãe da conta do recado, né?

Super bjo a todos!

Micheli Ribas disse...

Tem de ensinar mesmo, Mi.
Aqui a Clara ajuda a juntar os brinquedos, mas raramente o faz sozinha. Sempre quer ajuda. Mas tudo bem, desde que ajude, né? rs. Agora, crescendo mais, ela terá de fazer isso sozinha também...
Uma vez falei para a Clara que a gente tinha de guardar um pequeno brinquedo para não perder. Até hoje ela fala: "mãe, tem de guardar para não perder?", rs.
Beijos.

Chris Ferreira disse...

Oi MI,
aqui o momento pós-brincadeira é complicado. Mas vou estimulando, brincadano de arrumar, dividindo as tarefas e mostrando a importância de organizar os brinquedos após a brincadeira.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

♪ Sil disse...

Mi,

E acredite:

Não muda viu hehehehe.
A minha, eu brigava para organizar, guardar os brinquedos, essas coisas todas descritas ai.
Hoje, ao invés dos brinquedos, mudou apenas as "peças".
Aos 17 anos, a coisa agora é:

Giiiii pelamorrrrrrrr guarda os tênis no lugar, olha a mochila da faculdade, olha os brincos na pia do banheiro, olha...olha...olha...
Nada muda kkkkkkkkkkkkk.
Mas que deliciaaaaaaa essa coisa com nossos filhos.

Eu adoro estar aqui!!

Um beijoooooooooo Mi!!!

Mari Amorim disse...

Olá!
Deixo-lhe,um abraço cheio de boas energias!E,um dia dos namorados pleno!
Mari

Isabel Lautenschlager Santana disse...

Muito bom o se blog,amei ler o texto,parabéns.
Deixo o blog Belas Artes Médicas.
Abraço.

She disse...

Ei minha querida! Passando e deixando beijo, beijo! ;)
She

Ana disse...

Osso né?
Tem dias que peço ele atende.
Tem dias que vai pela brincadeira.
Tem dias que na base da troca mesmo.
Tem dias que na base do esporro.
E tem dias que não tô afim de nada disso e eu mesmo guardo os brinquedos.
As favas com as teorias! Kkkk
Beijos!

Ana disse...

Selinho para você no Balde: http://baldedeareia.blogspot.com/2011/06/selo-mamae-e.html
Beijos!

tressebien disse...

Amiga!
Saudades! Tá sumidona, hein?!
bjo

Mara Melinni disse...

Oii... estou passando p/ conhecer mais e admirar seu espaço!

Tudo mto lindo!

Voltarei! ^^

♪ Sil disse...

Miiii

To com saudadeeee!

Um abração!

xxxxx disse...

Delícias para você neste inverno.
Bjs,
Mih


‘A vida é um tempinho horroroso,
mas cheio de momentos deliciosos.’
(Oscar Wilde)

http://michele-dos-santos.blogspot.com/2011/06/primeiro-dia-do-inverno.html

Karin disse...

Ahhh não é nada fácil, mas por aqui, também faço como você incentivo a guardar os brinquedos e já peguei algumas vezes ele sozinho guardando, coisa mais linda!

Beijos

Karin
www.mamaeecia.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...