sexta-feira, outubro 7

Milagres de primavera e o creme de papaya


A estação que "encosta" o inverno enche a todos de ânimo. É bom...
Dá vontade de fazer um tantão de coisas - assistir de novo Casa Blanca, tomar mais água, andar de chinelos -  e as crianças não ficam atrás. Sim, a bateria que eles têm, está sempre carregadinha e  cheia até a tampa pra levá-los para qualquer aventura, mas as tardes quentes da primavera e do verão, dão mesmo ares de novidade até ao que eles normalmente fazem, mas por alguma razão enjoaram, ou  aos que, como o Theo, fazem, porém meio a contra gosto... como é o caso das atividades culinárias. Ele gosta e quando escuta que vem receita ou aulinha que envolva comer e beber, na escola, se empolga e associa logo à diversão, contanto que a brincadeira não envolva frutas ou legumes.
(Essa novela sobre a alimentação dos filhos, normalmente é bem recheada de capítulos, cheia de atritos, bicos e muita manha. Boa parte do que nos preocupa começa nestes episódios. Haja truques e versatildade na hora de preparar as refeições das crianças e muita habilidade na hora de fazer com que o prato atraia a atenção e o apetite deles.
Ok, vocês já conhecem um pouquinho deste drama, contado aqui ).
Como ele já está com 5 anos, algumas situações levo na esportiva e não insisto, outras parto pra conversa. Às vezes rola, outras não. 
É engraçado ver ele todo animado insistindo pra fazermos logo algo gostoso e, em seguida, dando meia volta, com ares de disfarce ao ver a cara dos tomates ou coisas coloridas que fujam muito do marrom chocolate.
Eis que fiquei surpresa há alguns dias quando ele levantou cedinho, sem dar trabalho, pedindo para colocar a bermudinha e  a regata do uniforme, porque teriam futebol e culinária na escola. Parece que ele queria ficar bem a vontade. 
Fiquei bem quietinha imaginando o que viria a seguir. 
Na volta ele me mostrou uma receitinha contendo os seguintes ingredientes:

- 1/2 mamão papaya
-1/2 copo de iogurte natural
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de suco de limão
- 4 colheres (sopa) de leite em pó

Para preparar basta bater tudo no liquidificador. É simplesinho.
A  parte preferida deles foi comer na casca do mamão, relatou a professora.



À mistura podem ser adicionados gelo a gosto, adoçante e ingredientes desnatados para os que preferirem a versão light do creme.

E o Theo provou?

Recebi um recado via agenda onde a professora parecia comemorar mais que eu o feito do pimpolho, já que ele havia, não só ajudado no preparo (encarou mesmo o mamão), mas também comido toda sua parte. 
Cada vez que nossos filhos provam um alimento novo - e aceitam - nos sentimos como vitoriosas de mais uma batalha desta guerra.

E vamos curtindo a primavera... assim, juntinho deles!



Obs.: Luto com o Theo desde bebê nesta questão da alimentação, tentando iniciar desde cedinho, o paladar dele ao que é novo; mas ele resiste.
Na escola, junto de outras crianças a questão parece mais tranquila. Em casa... a luta continua... 

E por aí, a primavera opera "milagres"?


16 comentários:

Aleatoriamente disse...

Que linda a tua dedicação de mãe, é emocionante.
As crianças , agumas delas tem um certo receio por alimentos né? Vejo meu maninho fazer assim. Mas minha mãe com aquele jeitinho de anjo, consegue manobrar a vontade dele, com êxito rsrs.

Muitos milagres, no amor, na natureza, no coração e na vida.

Beijinho e bom dia amada.

Mi Satake disse...

Oi querida!

Nossa, primeiro obrigada pela visita, pela troca. Depois, to meio afastada (por falta de tempo), do blog q preciso me desculpar pela minha falta de visitas no Aleatoriamente.

Saudade
Vc é uma fofa!

Bjs

chica disse...

Nem me fala..O Neno aqui em casa, faz poucos anos que come de tudo( e não realmente tuuuuuuudo) mas pelo menos, come...É assim..Uns comem demais, outros ,de menos! beijos,tudo de bom,chica

Ana disse...

Oi Mi,que saudades tb!! Ai que coisa boa..por aqui exatamente igual...essa luta constante na alimentação dele.Muitas vezes apelo para o lado ludico,é um tal de frutas que os smurfs comens,sanduiche do bob esponja..td invento que é de algum personagem que ele esteja adorando na epoca...kkkk.MAs confesso que outras quando não tem jeito vai na base do "ou come ou não tem isso,ou aquilo"..rsss...
COm frutas então é bem dificil,mas ja percebi que com paciencia ele prova tudinho...rsss..minha mais nova batalha é a salada de frutas sem ele catar td que não for banana e nem maçã..:-P
rsss..Ei,eu acho que vou fazer essa receita desse creme,viu!! ;-)
beijos e otimo fds pra vcs!!!

Mi Satake disse...

Meninas eu to pra vestir armadura pra essa verdadeir a guerra diaria!

Eu guento?

Bom finde pra vcs!
E tudibom por aí!

Marcia disse...

Oi Mi, saudades de ti também. A vida já é corrida e nessa época tudo se potencializa. Dá pra acreditar, Natal e Ano logo aí!!!

Nossa, assunto difícil esse hein? Por aqui a luta diária é a mesma, amiga. Aff. Não sei se é apenas impressão minha, mas acho que com os meninos essa história de sabores e experiência é mais complicado, não é não?

Beijos querida e vamos recarregando as baterias, porque na batalha de mãe cada dia é uma novidade.

Marcia

Amanda Luna disse...

Oi Mi, que saudade, quanto tempo mesmo né? rss fiquei um tempo sem postar no blog, agora voltei.
Que bacana que o Theo aceitou o mamão porque é uma fruta cheia de vitaminas. Acho que não conheço uma criança que coma de tudo o importante é a gente continuar tentando né? quando chamar as crianças para te ajudar na cozinha, tenta fazer mais coisas com frutas do que com legumes e verduras, eles aceitam mais... uma salada de fruta, um bolo da caneca cheio de frutinha, enfim, essas coisas, pois eles comem mais, melhor comer pelo menos futas do que nada né? com os meus sobrinhos só funciona assim.. Se a mãe pegar legumes, pode esquecer a comilança, já se ela fizer com fruas eles comem numa boa. Aí os legumes ela camufla em outros pratos, por exemplo, a cenoura ou o xuxu ela desmancha no caldo do feijão, a mandioquinha e alguns grãos ela coloca numa torta de frango ou de queijo... e por aí vai. Tem fazer malabarismo com muita criatividade para fazer eles comerem!!!
beijão querida
www.sermulhereomaximo.com.br

Bela disse...

Mi, seu post é muito bacana! Aila come bem, é mais dos doces mas acredito que isso seja normal.
Ela adora frutas e alguns legumes.
Fã de gohan!!rs

Mi, claro que lhe ajudo com a fsta de seus pequenos, sem dúvidas!!! Acabei de comprar uma revista italiana que traz umas sugestões para bolo de festa...ai...um sonho! Simples demais e LINDO!
Me avise qdo estiver pensando na festa!! Adoro fazer isso!!!
Beijos!!!
Bela

Tatiana disse...

Nossa...Mi, esse negocio de alimentação de filhos é uma preocupação mesmo.
O meu de 13 ate hoje me da dor de cabeça...rs,ele ate é requintado na seleção, o problema é a quantidade de calorias consumidas, que é a metade do que deveria ser.
Aiii...sofro...rs.
Voce deve ter ficado toda boba com filhote,hein? Que receita mais deliciosa, me deu uma boa ideia!!!!
Bjks.

♪ Sil disse...

Mi,

Tudo que você relata, eu me vejo no lugar rs.
Giovanna me dava um trabalhoooooo pra comer, que eu tinha que ser malabarista hehehe, mas depois dava tudo certo.
A gente faz tudo por eles né?

Saudadeeeeeeeeeee amiga que tanto adorooooooooo!
Graças que consegui comentar no seu blog, e mais alguns.
O resto tá ossoooooo rs

Denise Portes disse...

Mi,
Adorei, a gente aprende e lembra sempre que curtir o que se come melhora por dentro e por fora.
Um beijo
Denise

Mi Satake disse...

Gente, vivo postando sobre eles aqui, por que de toda forma, eles ocupam a maior parte do meu tempo e aaquela historia de q vão crescendo, e dando um tantinho a mais de trabalho parece verdadeiro tb rsrs. E a questão do Theo com a comida é uma novela loooonga rsrs. Sempre vai ter um episodio engraçado e prometo dividir com vcs!


Super bjo
Tks pelos recados e dicas!
Um domingo delicia pra vcs!

Anônimo disse...

Oi Mi!

Tb não tenho conseguido passar em todos os blogs queridos, é complicado organizar o tempo não é mesmo?! Mas fiquei muito feliz por vc ter aparecido lá e vim aqui retirbuir a visita!

Achei muito bacana as propostas da escola do Theo. Essas aulinhas de culinária são mesmo uma delícia! Que biom que ele surpreendeu com o mamão, logo o mamão que é uma fruta difícil de agradar a criançada!

Não é fácil essa questão da alimentação. Por aqui, até não podia reclamar. Mas conforme foi crescendo o Lucas passou a "comer com os olhos", hehehe. Se não acha bonito ou não agrada os olhos, nem quer experimentar. Mamão é um.

Mas vou experimentar fazer esta receitinha. É bem facinho mesmo, nem dá tempo para preguiça. E combina com a primavera!

Ah, que bom que ela chegou neh?!
Aqui tem feito dias bem bonitos e o Lucas diz "que parece até mentira". Tadinho, acostumado com aquela cara feia do inverno... agora anda feliz da vida por poder usar manga curta ;-)

Bem, Mi, vamos indo. Adorei passar por aqui!
Beijo grande para vcs!
E uma ótima semana!!!

Ju

S* disse...

Gosto tanto de ler estes teus sentimentos. :)

Mi Satake disse...

Ah q primavera é bom demais, né?

Traz sol, ventinho e carrenga um montão de coisa chata pra longe!

Bjo bjo bjo

Chris Ferreira disse...

Oi Mi,
que bom que o Theo provou e comeu toda a sua porção. A questão é insistir, não desistir e mostrar alternativas. A criança fazendo as receitas, manipulando o alimenta vai se estimulando.
Aqui em casa tem fuincionado assim. Depois do cupcake de espinafre elas comem espinafre diariamente. Claro que com muitas variações e incrementado com um queijo ou algo assim.

Um creme de mamão papaia é bom demais. Com um sorvete de creme fica 10! Anotei a receita.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...