terça-feira, outubro 26

BLOGAGEM COLETIVA: ÉTICA


Recentemente uma amiga blogueira foi plagiada. Péssimoooooo. Nos mobilizamos pra falar disso coletivamente.

Ética. Palavra curta, mas que carrega consigo, no mínimooo alguns dos princípios que se referem à conduta humana; valores, como a moral por exemplo. São distintas, mas uma não caminha sem a outra.

Quando eu penso em moral, penso em costumes e não dá para separar isso, feliz ou infelizmente, de família e cotidiano.
Acho que foi mais que interessante as meninas (Carol, Camila, Ane), levanterem essa bola. Primeiro que o assunto é atual e super importante, depois porque somos mães, e me arrisco a dizer, mais que habilitadas a dominar essa bola, matar no peito e fazer o gol. Por que? Porque nossos filhos são prioridade maior, sempre; e orientá-los não só ao que se refere aos conteúdos da rede, mas também quanto aos limites e responsabilidade  em suas relações reais ou virtuais, na era em que vivemos, é uma das maiores preocupações que rondam a cabeça daqueles que são pais e mães. Pais de verdade, ensinam sobre isso a seus filhos. Nos preocupamos e vivemos motivados por isso.

Li mi tes. Será que as  pessoas se lembram dessa palavrinha?
(Seria legal falarmos mais especificamente sobre plagio também em outros níveis, vocês não acham? Mas isso fica pra mais tarde rs).

Hoje, com essa revolução dos meios de informação, as pessoas tentem a achar que estão anônimas e que não há regras nem limites para suas ações, especialmente na internet, o que é um grave engano, pois as mesmas leis que caminham aqui fora, regem e punem no mundo virtual também, as pessoas que denigrem, que ofendem, copiam e roubam ideias podem e devem responder por esse tipo de atitude.
Achei lamentável o que aconteceu com a Camila, e que fique aqui, com esse texto e com todos os outros postados nos blogs amigos, nossa indignação e o alerta aos que copiam:  Plágio é roubo. E  roubo é crime passível de punição como qualquer outro.
Finalizando, me lembrei do filme SETE VIDAS, com Will Smith.
No longa o personagem do ator está buscando sete pessoas que mereçam os orgãos humanos que ele pretende doar. Nessa busca ele percorre diversas realidades, tanto sociais como éticas e morais, na tentativa de doar algo tão caro a quem realmente merecesse. E os eleitos foram os que eram bons e praticavam uma conduta ética, mesmo quando nínguém estava observando!
Meninas, estou deixando um link, se puderem visitem. É de um blog que aborda essa, entre outras questões interessantes. Segue:

Muitos amigos falaram sobre isso.Se quiserem ver mais, acessem minha lista de blogs de mãe pra mãe.
E vocês o que acham? O assunto é sério e merece atenção.

Beijo a todos!
Beijo Camila!

24 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Oi, Mi! Adorei esse texto! Recentemente fui avisada de que uma ilustração minha estava à venda em uma loja virtual, acredita? Denunciei o abuso e a loja retirou o produto do ar na mesma hora e a pessoa em questão disse não saber que o desenho tinha dono porque estava disponível no Google images. IMagina! Toda ilustração tem dono, tem alguém que a criou, né? Bom, deixei pra lá, mas o ccaso me preocupou e agora, infelizmente, tenho colocado marca dágua na maioria das minhas ilustrações. Beijão!!!!

Cris Medeiros disse...

Uma vez aconteceu isso comigo... A menina pegou meu post copiou e colou sem mudar uma vírgula e quando entrei no blog dela, tinha mais de vinte comentários nos post e ela respondendo como se fosse dela...

Surreal! Eu reclamei e ela disse que não sabia que isso não poderia ser feito! Sem comentários, né?

Beijocas

Suziley disse...

Oi, Mi:
Como muito bem disse, tudo é questão de boa educação e do cultivo de valores. Que seja esta a maior e melhor lição de vida para todos os filhos. Um bom dia, boa semana, beijos no coração :)

Giselle Trindade disse...

gostei da postagema. maioria dos blogueiros reclamam disso mesmo, è complicado, mas ninguÈm se importa, acho que pode atè copiar, mas coloca os crèditos e avisa a pessoa, eu por exemplo não me importo que amigos copiem, mas que pelo menos coloquem onde acharam
beijos

chica disse...

Tema muito legal e importante.RESPEITO e ÉTICA devem ser integrantes de nossas vidas em tudo1beijos,lindo dia,chica

Tatiana disse...

Mi querida, a sua imagem do sorteio esta sem o link do post(do sorteio), conforme voce for criando mais posts sera mais dificil encontra-lo.
Quanto ao plagio....triste e vergonhoso!!A menos que seja um blogueiro super novo sem noçao ,mas que descubra e apague conforme a experiencia,(pode acontecer..rs).
Beijocas!!

tressebien disse...

Oi Mi,
super válido esse texto. A internet tem esses problemas mesmo e as pessoas precisam perceber que o crime é o mesmo.

bjks

Dri disse...

Nossa Mi
Muito desagradável essa história! Triste pensar que pessoas se aproveitam e desrespeitam os outros!
Temos que ficar atentas e divulgar!
Bjo

Renata Fagundes disse...

Primeiramente seja muito bem vinda ao Cítrico Mi (posso te chamar de Mi?)..rs

Bem, essa coisa de plágio é séria e concordo quanto a passarmos valores para nossos filhos com relação a ética e reponsabilidade.
Saiba que estou levantando com vcs essa bandeira.

beijos cintilantes

Chris Ferreira disse...

Oi MI,
muito legal a sua participação nessa Blogagem Coletiva. Gostei da forma como você colocou e da citação do filme Sete Vidas.
Vou lá conhecer o blog.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Anne disse...

Oi Mi, obrigada por ter se juntado á nós! Adorei seu blog, vieri mais vezes!
Beijos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Michelle, concordo com você. Muito interessante o seu texto, frisando a preocupação em se usar algo de alguém. É preciso respeito e crédito ao autor.

E para quem foi plagiado digo que na vida se tem algo que ninguém pode te tirar é o conhecimento, o conhecimento é seu e não é algo material, que você perde ou que se perde, o conhecimento é inerente a você, e se alguém te copiou sem te dá crédito ele está tentando roubar algo que nunca vai conseguir, algo inerente que está além do seu entendimento.

Adorei o texto Michelle e apoio totalmente!
bjs

Gabriela Cristal disse...

Obrigada pelas palavras de carinho.
Já tinha visto este post e achei um absurdo, isso tem que acabar!
Tenha um ótimo dia.
Bjos.

tressebien disse...

Oi Amiga!!
respondendo a sua pergunta...

os principais conceitos do Navy:
listras azuis e vermelhas, as cores básicas são vermelho, branco, e azul marinho. Botões dourados, normalmente com motivos de âncoras. Cordas nos acessórios, simulando as cordas das velas dos barcos. é um estilo bem marinheiro mesmo!

bjks

Micheli Ribas disse...

Adorei o texto, amiga! É isso aí, temos de nos unir para tentarmos fazer as pessoas ficarem mais conscientes e respeitarem mais umas as outras.
Beijos.

Mamma Mini disse...

Mi, é isso mesmo querida, eu vou entrar no link pra ver sobre plágio, e este filme 7 vidas eu não vi, mas adorei a história, que coisa né? essa coisa de ser observado sem saber é pior ainda né?
uma beijoca grande!

Amanda Luna disse...

Oi Mi, éo que sempre falo: respeito e educação devem vir sempre em primeiro lugar!! quem faz plagio não conhece estas duas palavrinhas, será que a palvara crime, essas pessoas conhecem?
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Mi Satake disse...

Sim amigos. Imaginem se andando pela net e encontrando um texto seu, sem creditos e tratado como de outro autor. com troca troca de comentários e tudo mais!
É de amargar né?

Beijos e vamos continuar falando disso.

Mika disse...

Oie Mi,

Que situação chata. Eu acho terrível, falta de criatividade, de moral do indivíduo. Algumas coisas são impossível não pegar, uma foto legal, mas é necessário mencionar a fonte quando não é aleatório. Eu cuido bastante, pego fotos em locais destinados para blogueiras.

Beijos querida,

ogatoquepesca.com

Larissa Jorge disse...

Nossa!
Não estou entendendo muito bem!
Será que voce pode explicar melhor para mim?

OBS: não sou mãe, não tenho filho.
Beijooos

http://larissatpjorge.blogspot

Nutrição & Cia disse...

Fantastico o seu post, falou muito bem sobre a ética!
É isso amiga, uma palavra pequena e que muitos não reconhecem seu peso.
Bjs

Donna Store disse...

Ai que desagradavel essa história...Mi,acho isso o fim,o BLog é algo onde fazemos amizades e falamos sobre tudo...idéias,dicas,pensamentos e vir alguém e do nada copiar??!Ai que chatoooo!!!

Mas é bem bacana divulgar esse assunto mesmo amiga.

Ahhh....desculpe o sumiço.....mmuuuuuito serviço...eu vi o sorteio e vou participar...quero muuito ganhar...rsrs

um grande bj,Wal.

Mimirabolante disse...

Respeito e ética em primeiro lugar!!!!!Gosto tbm de carinho e educação!!!!
Gentileza é o meu forte !!!!rsrsrsrs....obrigada pelo convite e pelas palavras de incentivo.....gostei muito do seu espaço !!!!

Fátima disse...

Obrigada pela referência ao "Revsitar a Educação"
Continuação de bom trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...