quarta-feira, novembro 24

AKIRA KUROSAWA - EXPOSIÇÃO


A Vogue deste mês trouxe, entre muitos assuntos interessantes (400 páginas super recheadas com dicas sobre moda, viagem, arte e cinema), uma matéria divulgando a exposição "Criando Imagens para Cinema", em comemoração ao centenário do nascimento de Akira Kurosawa.
A mostra traz 80 storyboards - nunca antes tirados de Tóquio -  feitos pelo cineasta japonês, considerado referência no mundo cinematográfico. Seus trabalhos influenciaram e influenciam até os dias de hoje grandes diretores, tendo sido ele um dos  mais importantes do século XX. 
Seus filmes retratavam basicamente o Japão Medieval, de forma emocionante e dramática, levando os expectadores a um mergulho profundo nesse universo encantador. Kurosawa ganhou diversos prêmios, entre eles o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra, no ano de 1989.
Os desenhos, segundo o mestre japonês, eram uma forma de vivenciar seu dom original, de manter vivo um talento que ele protelara em nome do cinema, além é claro, de ser uma forma de dar início ao que seria  posteriormente filmado.
Os Storyboards reunidos, referem-se aos filmes da década de 80 em diante. Entre eles estão KAGEMUSHA (A Sombra de um Samurai - 1980),  RAN ( Os Senhores da Guerra - 1985), este foi uma adaptação de Akira Kurosawa para Rei Lear de Shakespeare, YUME (Sonhos - 1990) entre outros.

Separei pra gente um dos desenhos mais famosos dele:

Desenho de Akira Kurosawa para o filme Ran


Abaixo, algumas das cenas de seus filmes:
 Cena de Yojimbo (O Guarda-Costas - Akira Kurosawa)
Emocionante!
Gosto de tudo na cultura oriental, meu coração fica mexido de verdade, gente.


Cena linda de Rachomon (Às Portas do Inferno - Akira Kurosawa)
Marcante!

A exposição acontece  até o dia 28 de novembro, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

E vocês, curtem as histórias de samurais e os desenhos deste ícone do cinema japonês?
O Theo e a Sofia a-doram essas histórias. A Sô também adora pintar e já ensaia com seus pincéis e cavalete dados pelo Tio Franco rs!

Beijo especial a esses meus samuraizinhos!
Beijão a todos!


Todas as imagens google.

25 comentários:

Aleatoriamente disse...

Eu estou sabendo pela a primeira vez e estou achando bem interessante.

Beijo menina.

Fernanda.

Silene Neves disse...

Olá!

Passando para retribuir sua visita em meu blog!

Deixo beijo doce com carinho
Sil
Sempre aqui

Tenha lindos dias!

Mi Satake disse...

Amigos obrigada pela visita!
Amei os recadinhos!

Carla Pinheiro disse...

OI Mi

Seu pedido é uma ordem e já estou aki.
E como não gostar da cultura japonesa... sendo mãe de uma japoronguinha mara que é meu filhote...hhihihihihi

beijocas.

xxxxx disse...

Adorei o post. Também adoro a cultura oriental. deve ser coisa de Mi's.

Bjk

Chris Ferreira disse...

Oi Mi,
você é muito chique. O seu blog e muito chique.
Eu não conhecia. Aprendi aqui.
A Sô aqui de casa também adora pintar e tem o seu cavalete. Mas não conhecemos esse ícone do cinema japonês. Mas pode deixar que vou buscar mais infrormação.
Obrigada por nos inserir nessa cultura.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

chica disse...

Legal e bem interessante,Mi! um beijo,lindo dia,chica

Tânia Neves disse...

Vim deixar um beijão pra vc e desejar um maravilhoso dia!

Betty Gaeta disse...

Oi Mi,
Estou com esta Vogue nas mãos e ainda não consegui terminar de ler! Está muito gorda!
Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi , Mi !


Adoro os filmes de Kurosawa.
Aprendi a gostar dele desde a época
da Faculdade , E faz é tempo tem isso , Hehehe ......... :)

Também me identifico muito com várias coisas da cultura japonesa.
Aliás , adoro ir na Messiânica ,
tem um ambiente maravilhoso de paz ...



BjO e um Dia Feliz.

Regina Laura disse...

Oba, ainda dá tempo de ir ver!!
Adoro Kurosawa.
Obrigada pela dica querida
Ótimo dia pra vc
Beijão

tressebien disse...

Oi Mi!!
Boa dica, tô querendo mesmo fazer uns passeios culturais!
bjks

Unknown disse...

Que post caprichado e lindo!! Adorei, Mi!! Aqui em casa adoramos cultura japonesa!! Beijos mil!! Bela.

Mi Satake disse...

Amigos, amo trazer essas news pra todos.
Mesmo quem não curte a cultura japonesa ou oriental de modo geral, nesse caso pode aproveitar a veia artistica ou a passeiística rsrs por exemplo, indo ver a exposição né?

Um beijo a todos!

ValeriaC disse...

Que lindo Mi!!!
Adoro a cultura japonesa... me encantei com o desenho para o filme Ran...genial...
Beijinhos amiga...
Valéria

Gabriela Cristal disse...

Você sempre com assuntos interessantes e ótimos! Eu amo essas histórias, já estou com a Vogue mas ainda não terminei de ler.
BJos.

Aleatoriamente disse...

Oi linda,
passando para deixar um beijinho

Fernanda

Anng disse...

Muito interessante Mi...
Adorei.
Beijos querida.

Mi Satake disse...

Bjs a todos!
Obrigada pelos comentários.

Tenham um excelente fim de noite.

Beijos!

Ana disse...

Muito interessante isso!! vou confessar que não sou muito ligada em cinema não( sempre me acham um ET quando digo isso,por isso evito,rsrsrs)!
passando aqui para lhe deseja rum otimo fim de semana,viu!!
;-)
beijos!!

Amanda Luna disse...

Confesso que não gosto muito de filmes japoneses não... acho todos iguais!!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Aleatoriamente disse...

Oi amiga,
passando para deixar um beijinho.

Fernanda.

Nutrição & Cia disse...

Oi Mi amore, sumi né?! é que tava meio ocupada com a lojinha que abri virtual com minha mamis. Alías foi todos os meus coments dos blogs hoje, passei o dia divulgando a lojinha querida e não deixaria de vir aqui off corse. É que vou desde o primeiro blog lá em cima, ou seja, o que acabou de postar e vou descendo até chegar no pessoal que postou a um tempo atrás. Vc faz assim? Vai abrindo blog por blog e comentando? Eu faço assim, ai demora pacas rs...rs...Mas vou em todo mundo que está na minha lista de blog. Mas já viu né, precisa de tempo pra fazer isso, e se for pra ir em apenas alguns prefiro não ir, entende. Gosto de todas mas tá grande a lista...ai já viu né?!
Beijocas e obrigada por estar sempre por lá.
Ah se der dá um pulo na lojinha.

AC disse...

Mi,
Akira Kurosawa continua a ser um dos meus cineastas preferidos. Vi quase os seus filmes, que encerram uma grande sabedoria.

Beijo :)

Vanessa Souza disse...

Adoro os filmes do Akira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...